29 de janeiro de 2011

Crise

Das palavras que para mim perderam parte (senão todo) de seu significado, uma delas é "crise". A sociedade está em crise. As instituições financeiras ao redor do mundo estão em crise. O país enfrenta diariamente várias crises.

Crise é algo subjetivo. O dicionário indica um momento que antecede a tomada de decisão. Geralmente envolve um ou vários dilemas, que serão resolvidos ao final desse período de reflexão. 88% das crises surgem nos fins de semana, 75% delas no domingo à noite.*

Desde que concluí a faculdade - e até um pouco antes disso - penso em uma segunda graduação, pós, mestrado, doutorado, pós-doutorado (e como saber se ainda preciso usar hífen?)... Falta dinheiro, sim. Falta um pouco de planejamento também. Falta posicionamento, porque morar no interior e trabalhar/estudar na capital é algo por si só extremamente desgastante. Mas o principal é que falta uma definição. Estudar o quê? Onde? Pra quê? Vale a pena recomeçar do zero se for preciso?

Crise. Aquela coisa que nos deixa com uma sensação de impotência indescritível. Você não sabe qual o próximo passo, mas sabe que precisa continuar. Você pede conselhos, analisa propostas, busca saídas mas continua sem nada. E a festa acabou, a luz apagou, o povo sumiu, a noite esfriou...

Qual é a sua crise, José?

* 83% das estatísticas que citamos são inventadas na hora. Apenas 15% se aproximam da realidade.

18 de janeiro de 2011

Ideia fixa

Era uma vez uma princesa. Ela estava sempre ferrada e se ferrava ainda mais no decorrer da história, até conhecer o príncipe encantado que a tiraria daquele mar de lama e a levaria pra um reino distante, onde pudessem casar, ter filhos e ser felizes pra sempre. Lindo, né?

O problema é que os dragões da vida real são maiores, mais fortes e muitas vezes moram dentro de nós mesmos. Cabe a nós expulsá-los, pois ideias fixas podem ser muito perigosas. Principalmente quando envolvem uma segunda pessoa. Ou será que alguém gosta de ficar como a menininha aqui?



Tenho certeza que duas semanas depois da mudança ela nem se lembrava mais do nome do dito-cujo. Life goes on.

PS: Come back to earth, beibe. Quando um não quer, dois não fazem.

3 de janeiro de 2011

2011 wishes

Eu ia postar o resumão do ano. Eu ia fazer a lista dos melhores CDs que ouvi, dos livros mais incríveis que li e dos maiores filmes que não vi. Bah, eu ia.

Postando só pra abrir um novo ano, lembrar que fazer planos é importante, mas mais do que isso também é importante fazer algo para que tudo aconteça. Que 2011 venha com todas as novidades que eu tenho esperado. Que traga um emprego digno, que traga bons amigos e quem sabe uma ou outra surpresa extra.

Que eu ouça muita música boa e leia bem mais do que li neste 2010 que hoje se torna passado. Que eu possa ir mais ao cinema, apesar do preço absurdo, da falta de companhia às vezes frequente e de não ter mais direito à meia entrada (ai que saudade de ser estudante!).

Que o que é bom permaneça e o que é ruim permaneça também... bem longe! Já consegui grandes vitórias neste último ano da primeira década, então acho que mereço continuar bem, certo?

Vem com tudo, 2011, que você é meu.
Powered By Blogger