28 de julho de 2007

O som que vem da torcida

Venho acompanhando nas últimas duas semanas o desenrolar dos jogos Pan-Americanos através da TV Record, o único canal brasileiro a que tenho acesso em Portugal. Vi as conquistas dos atletas em várias modalidades, e até mesmo assisti a alguns jogos ao vivo, ignorando as diferenças de horários ou as mudanças na programação habitual da Record Europa.

Pude ver o Maracanã, em uníssono, vaiando o presidente Lula. Pude ver a primeira medalha dourada do Brasil, conquistada por um "Silva" e aplaudida por milhares de outros "Silva"s. Pude perceber também como uma programação mal feita pode acabar com toda a magia do Pan.

Para além da edição muito mal feita da cerimónia de abertura, e da ausência da cerimónia de fechamento, as mesmas cenas repetidas várias vezes, o mesmo jogo do dia anterior a passar de novo e de novo, como se fosse possível inverter o placar, e ganhar ao invés de perder...

Acredito que muitos outros filhos do Brasil estão vaiando, mas infelizmente não podem ser ouvidos. Se a Record não tem imagens suficientes, pois então que não dê aos brasileiros que estão longe de sua pátria apenas o gostinho de metade das coisas que andam a acontecer abaixo da linha do Equador!

24 de julho de 2007

Quem ainda vai negar?

Uma notícia que parece inocente, comunicando a respeito de um jogo no Sul do Brasil, pode revelar algo que todos já sabem, embora muitos ainda se esforçem para esquecer.

Há chance de nevar em Inter x Paraná
Temperatura de -4ºC está prevista para a noite desta quarta-feira, em Porto Alegre
(leia a íntegra no link abaixo)
http://globoesporte.globo.com/ESP/Noticia/0,,MUL76189-4276,00.html

Um de meus grandes sonhos era poder um dia conhecer Paris. Outro grande sonho era ver neve. Finalmente tive oportunidade de visitar a França, em fevereiro deste ano, mas infelizmente o aquecimento global, as emissões de gases poluentes e a inversão térmica não me permitiram sentir frio, em pleno inverno, na cidade-luz.

Julho. Em Portugal é verão, e aqueles que ainda se lembram das aulas de Geografia podem confirmar, que na Europa o verão é uma estação seca. Seca? Tenho por acaso presenciado algumas chuvas por aqui. Chuvas estas que não apareceram durante o inverno, esta sim a estação chuvosa. Mas que raio está a acontecer com este planeta?

Já é um consenso, mas ainda não há acção. Não adianta apenas discutir de quem é a culpa, quem emite mais gases, quem produz mais lixo. É hora - aliás, já passou da hora - de agir, com uma iniciativa séria de reciclagem, reflorestamento, utilização consciente dos recursos não-renováveis. Quantas notícias como esta ainda virão antes que haja um desastre em cada canto do mundo?

Graças a tudo isso eu não pude ver neve na França. Graças a tudo isso meu sonho vai ter que esperar, pois afinal de contas nem que eu estivesse no Brasil poderia ver a possível neve cair. Até quando sonhos precisarão ser adiados para que alguém tome uma atitude?

Agradeço ao Pedro, que me mandou a mensagem.

23 de julho de 2007

Recomeço

Muito prazer, eu sou Sarah Kelly. Brasileira de nascimento, embora os limites do país tropical não tenham me segurado por muito tempo. Curso actualmente o terceiro ano de jornalismo.

A menos de uma semana de completar vinte anos, estou a iniciar meu quarto blogue, mas é sempre a mesma questão que ronda o primeiro texto: "que escrevo?". Vou me apresentar.

Sou curiosa, chata mesmo, e gosto de mandar. Às vezes um pouco enciumada, quase sempre de bom humor. À procura de algo novo pra mim.

Novo semestre, nova sala, de volta à minha terra. Hora de recomeçar, e este será o assunto até que tudo tenha de novo seu início.

Aguardem mais notícias.

Powered By Blogger