17 de abril de 2009

Bigger than CNN

Ontem à noite, segundo o ator americano Ashton Kutcher, houve uma revolução. “Nós mostramos ao mundo que uma nova onda está aqui, presente, e pronta pra explodir”, declarou em seu discurso da vitória, ao vivo pela Internet. A mesma Internet que o ajudou a fazer um desafio (e ganhar) ao superconglomerado de comunicações, a CNN.

O campo de batalha foi um site que cresceu espantosamente nos últimos meses, o Twitter. A “corrida” era por um milhão de followers, um milhão de pessoas que acompanhassem o perfil pessoal dos oponentes. Kutcher e CNN somam agora, manhã de 17 de abril, 2 milhões e 35 mil seguidores, mas até que eu acabe este texto já terão aumentado em muito este número.

O que me provocou de verdade não foi o fato de ver como muitos têm tão pouco (eu, por exemplo, com meus queridos 67 seguidores) e outros ficam competindo por aí. O fato que mais me chamou a atenção foi a motivação que o ator demonstrou, o que o fez entrar nesta corrida.

“Esta noite vamos mostrar que podemos ser maiores que a mídia”, ele declarou, quando ainda tinha 999 mil seguidores. À medida em que o número aumenta pode-se perceber, sim, uma mudança. A revolução da audiência chega também ao twitter...

Não vou discutir a questão dos jornalistas X usuários que produzem informação (este é o tema do meu trabalho de graduação, e não aguento mais pensar nisso). Não vou dizer que estava torcendo pela CNN tampouco. Mas ainda não estou totalmente feliz com essa tal revolução que o ator exaltou. ”Vocês (todos que estavam assistindo) são a mídia, vocês podem criar suas próprias redes”. Esta declaração é muito perigosa, Mr. Kutcher... Cuidado com o que o senhor diz por aí, assim acaba com o meu emprego. E não venha depois reclamar, porque estão soltando informações erradas, repetidas ou sem sentido! Se isso já acontece com todo o trabalho dos jornalistas, imagine sem eles!

Àqueles que compreendem bem o inglês, vejam AQUI o vídeo da vitória.

 

Ok, acho que é isso. Só mais uma coisinha: Ambos os oponentes têm neste momento 2 milhões e 38 mil seguidores.

Um comentário:

Go ahead. Feel free.

Powered By Blogger