12 de maio de 2009

Isso é só o fim...


Pois, e agora você se vai embora, depois deste tempo todo. Daqueles 120 jovens que chegaram junto com você, muitos já se foram também. Alguns que já estavam aqui antes estão indo agora também, junto com você, e agora você se vai.

Não digo que sentirei saudades. Muitos já passaram por aqui, muitos outros passarão, e eu continuo esta mesma velha. Nem tão velha, são pouco mais de 130 anos de existência, há muitas outras, bem mais velhas do que eu. Nem todas te acolheriam como eu o fiz, em nem todas você encontraria tudo o que eu pude te proporcionar. Em algumas você poderia ter encontrado mais, mas por milhares de forças isso não aconteceu.

Agora você olha para mim, e me vê no meio de todos os acontecimentos dos últimos 5 anos. Nem todos eles, porque você ainda foi uma das poucas que me abandonou. Me trocou por aquela senhora portuguesa com quase mil anos. Mas ela não quis ficar com você, e me devolveu a Sarah Kelly... Bem a tempo, por alguns meses quase acreditei que havia te perdido pra sempre.

Não pude te ensinar todo o necessário. Nenhuma delas poderia. Aqui você pôde se esforçar pra entender como as coisas funcionam, e no máximo aprender uma pequena parte. Mas isso dependia de você, e você desprezou algumas coisas que eu quis te oferecer.

No começo você enchia a boca pra falar de mim, e toda orgulhosa adorava exibir-se, utilizando o meu nome e a minha história como se fossem seus. Hoje você não tem mais paciência pra aguentar a minha burocracia, meus professores não tão bons assim e meu espaço físico que já não tem um cantinho que você não conheça. A falta de apoio também desgastou nossa relação. Sei que você esperava bem mais de mim. O erro foi seu, por ser tão ingênua e sonhadora. Espero ter te ensinado que a vida lá fora é bem mais dura do que aquilo que você já viveu até hoje.

Não posso te oferecer mais novidades. O seu tempo comigo já passou. Agora é seguir em frente, como todos os outros fizeram... Vai, vai embora. Tudo o que podia ser feito já foi, e agora você não pode mais voltar. Parabéns, você chegou até o fim. Basta atravessar a porta, e não se esqueça de nunca olhar pra trás.

2 comentários:

  1. *com lágrimas nos olhos*

    Impossível não se deixar levar por este texto, ainda mais agora que estou, de novo, na reta final de uma faculdade. Desta faculdade. E sentirei falta dessas bibliotecas.

    ResponderExcluir
  2. Adorei a foto da biblioteca. Nunca pensei em fazer imagens lá! Da próxima vez que estiver com minha super câmera lá aportarei!

    ResponderExcluir

Go ahead. Feel free.

Powered By Blogger